A avaliação de ruído deve ser feita periodicamente nos espaços laborais em que haja a emissão de sons. Serve para atender às exigências da NBR10151, na qual estão previstos os níveis aceitáveis de ruído em comunidades e das legislações de cada localidade. Um ponto importante, exposto logo no seu primeiro item, é que o respeito às normas independe do registro de reclamações.
Portanto, se a sua empresa emite sons que possam perturbar a paz na sua região, continue lendo para saber como tratar desse aspecto fundamental para o bem-estar das pessoas.
O primeiro aspecto para o qual você deverá atentar antes de realizar a avaliação de ruído é conhecer os limites impostos pela norma. Assim sendo, cumpre observar os valores, em decibéis, estipulados.
1. Tenha os profissionais certos
Considerando os limites para cada tipo de área, faz-se necessário o apoio de especialistas em avaliação de ruído, já que é exigido equipamento homologado para a avaliação. Dessa forma, a medição terá a credibilidade para atestar que os níveis de barulho estão dentro da faixa aceitável. Vale destacar que o especialista indicado para executar essa medição é o técnico e/ou engenheiro em segurança do trabalho, profissionais que a Protege-SMS tem em seus quadros para atender sua empresa.
2. Esteja atento ao conteúdo do laudo
Tendo um profissional competente ou uma empresa contratada para fazer a medição, o segundo passo é atentar para a elaboração correta do laudo. Nele, deverão constar:
o método empregado:
data e horário;
as fontes de emissão de ruído identificadas;
resultados das aferições, em decibéis;
comparativo entre os graus de ruído identificados e os de avaliação NCA (Nível Critério de Avaliação);
especificações do equipamento utilizado nas medições e data em que foi calibrado.
3. Faça nos períodos adequados
As medições deverão contemplar todos os locais e períodos da jornada de trabalho em que a empresa emita ruídos. Portanto, se a sua empresa emite sons potencialmente perturbadores ao longo do dia, sua análise deverá ser ampla o bastante para mostrar um panorama completo.
A importância da avaliação de ruído
Além de garantir o conforto sonoro e bem-estar de trabalhadores, visitantes e vizinhança, há aspectos fundamentais envolvidos na avaliação de ruído. Veja na sequência.
Alinhar-se às leis vigentes
Manter a emissão sonora dentro dos limites impostos pela NBR 10151 garante que sua empresa estará alinhada ao que determina a lei. Além disso, evita que uma possível fiscalização do trabalho tenha o indesejado desfecho com uma multa ou mesmo suspensão.
Preservar a Saúde e Segurança do Trabalho na sua empresa
Saúde e Segurança do Trabalho tem tudo a ver com um ambiente tranquilo e sem excesso de ruídos.
Observando as dicas e as orientações que você leu neste artigo, seus laudos de avaliação de ruído manterão sua empresa em dia com o que diz a norma. Contudo, o mais importante é que estarão garantidas a qualidade de vida das pessoas que estejam direta ou indiretamente expostas aos ruídos. Esteja sempre de olhos abertos e de ouvidos atentos!
Comments