O FUTURO DO TREINAMENTO EM SST

Post date: May 23, 2015 12:21:26 AM

Estatísticas indicaram que no setor privado o número de dias de afastamento do trabalho (que era de 8 dias) decresceu 3% em um ano embora esses dias de afastamento continuam os mesmos por 4 anos consecutivos. Ou seja, a redução foi muito pouca. Qual é o problema?

Se considerarmos em que consiste um típico programa moderno de segurança, ele geralmente envolve 4 elementos-chave:

AMBIENTE, POLITICA, TREINAMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO.

Embora os programas de segurança contribuam para ambientes seguros, muitas organizações ainda continuam vivendo com as mesmas doenças e acidentes: lesões de costas, olhos, mãos, pés, escorregamentos e quedas nos ambientes de trabalho. Mesmo com todos os esforços, as estatísticas continuam mostrando os mesmos problemas. Porque isso?

Além do treinamento requerer a habilidade dos trabalhadores entenderem e assimilarem práticas de segurança críticas, essas medidas exigem também que o empregador assuma a cultura de segurança da organização visto que a maioria das lesões no trabalho tem raízes nas atitudes, comportamentos e cultura dos donos das empresas mais do que nas condições perigosas e dos agentes de risco nas condições do trabalho.