LAUDO DE INSALUBRIDADE

Atualizado: Mai 4


O laudo de insalubridade é um documento que analisa e avalia de maneira técnico-legal se existem agentes físicos, químicos ou biológicos que são capazes de expor os funcionários da empresa a condições perigosas para a sua saúde.

O laudo identifica as atividades da empresa que podem ou não ser consideradas insalubres, ou seja, que prejudiquem o bem estar de toda a cadeia de funcionários da empresa. Contudo, existem limites de tolerância para esta exposição que são detalhados na Norma Regulamentadora 15.


É a partir do laudo de insalubridade que será estabelecido se os funcionários têm direito ou não de receber um acréscimo salarial, o chamado adicional de insalubridade. Este adicional pode ser de 10%, 20% ou 40% do valor do salário-mínimo vigente.


Isso se dá porque esta exposição pode causar danos leves, moderados ou graves na saúde dos colaboradores, sendo obrigação da empresa arcar com os gastos com saúde que possuem como origem o ambiente de trabalho. Além disso, o laudo analisa as proteções fornecidas pela empresa, focando na redução de danos e acidentes de trabalho.


Quando pensamos na saúde física e mental de toda a cadeia de funcionários de uma empresa, não podemos deixar de relacionar o assunto com os diferentes laudos de proteção existentes. Além disso, realizar treinamentos é fundamental para que todos entendam o seu papel em manter um ambiente de trabalho seguro.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prorrogação das NRs 01, 07, 09 e 18

Portaria oficial sobre a prorrogação, as NRs 01, 07, 09 e 18 foram oficialmente adiadas, pela PORTARIA Nº 8.873. Esta Portaria prorroga o prazo de início de vigência das Normas Regulamentadoras nº 01